sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Treinamento de bike no rolo

O treinamento no rolo pode se tornar uma tarefa monótona mas muitas vezes é a saída para manter forma quando não se pode sair na rua. Os benefícios do treino feito em rolo são: dá pra ver TV durante o treino, fazer sprints facilmente sem se preocupar com o trânsito, dá para se pedalar de pé, fazer treino de intensidade e treinar em qualquer lugar. Mas não substitui certas coisas que só se faz na rua mesmo, como a sensação de liberdade, pedalar com os amigos em grupo, treinamento das habilidades de controle da bicicleta, estar exposto aos elementos da natureza e o vento.

Dicas de treinamento
  • O tempo de treinamento no rolo se reduz  em torno de 30% quando comparado ao tempo de treino realizado na rua. Você não tem elementos na estrada que façam você para várias vezes, o tempo de pedal contínuo diminui.
  • O uso do ventilador seria recomendado já que o corpo esquenta mais sem o vento e devemos consumir mais líquidos durante esse tipo de treino do que na estrada. Portanto, tem que consumir mais líquidos obrigatóriamente.
  • Para se equilibrar a altura da roda da frente com a de trás que está apoiada no rolo, pode colocar-se um livro assim a bicicleta fica alinhada horizontalmente como se estivesse na rua no plano.
  • Para treinamento de subidas pode-se utilizar mais volumes embaixo da roda da frente, para se dar a sensação de subidas de ladeiras.
  • Vale a pena enfatizar que a frequência cardíaca estará um pouco mais baixa nesse tipo de treino, mas o sistema neuromuscular devido ao movimento constante fará o trabalho de forma eficiente, já que não existirá nenhum obstáculo que o faça parar o exercício.
Existem vários modelos de rolos tendo grandes variações de preço. Uns são mais silenciosos, outros mais high tech. Aparentemente os rolos com fluído são os mais silenciosos.

Este site especializado em rolos possui várias matérias sobre diferentes modelos, mas em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário