terça-feira, 13 de setembro de 2011

Diferentes cadências no pedal

Muitos treinadores sérios incorporam exercícios para melhorar a técnica da pedalada durante os treinos. Eles visam lapidar a técnica que será usada em situações durante o percurso. Por exemplo: quando estamos realizando uma escalada (subida) devemos procurar a cadência alta (rotação do pedal mais próxima >90 rpm), ou quando pedalamos no contra-vento devemos utilizar a cadência mais baixa caso contrário será muito difícil "sair do local" com uma cadência alta em uma situação como essa.

Muitos computadores de bicicletas vêm com o medidor de cadência, outros não, o que dificulta esse tipo de treinamento. Aconselha-se se pedalar com a cadência entre 85 rpm e 105 rpm, mas apesar da recomendação de se utilizar a cadência mais alta alguns ciclistas e triatletas tem com seu estilo de pedal uma cadência mais baixa. Lance Armstrong é conhecido por ter como sua marca registrada um pedal com cadência alta, enquanto que Alexander Vinokourov (ciclista) e Mirinda Carfrea (triatleta) utilizam cadência mais baixa como seu estilo de pedal. 

Acredita-se que ao se pedalar com cadências mais altas o ciclo do pedal se torna mais fácil para a musculatura, porque a inércia em si completa o ciclo e para quem corre isso ajuda a sobrar pernas para a corrida, além de aliviar a lombar. Em triathlon dizem que não deve-se ir em cadências mais altas do que 100 rpm porque pode utiliza as fibras musculares utilizadas na corrida, já em ciclismo a estória é outra. Após Lance Armstrong adotar a cadência alta em seu estilo pessoal, isso virou regra nos treinos para ciclismo de estrada.

Para triathlon muitos treinadores aconselham que as cadências variam de acordo com a distância do evento.

Cadências e distância em triathlon de acordo com o Mark Allen para treinamento para triathlons.

  • Olímpico 90 rpm (1 hora)
  • Meio Ironman 85-95 rpm (6 horas)
  • Ironman 80-85 rpm (+ de 6 horas)
  • 70 rpm - não muito eficiente e junta ácido lático
  • 90-95 rpm a mais eficiente para treinar e serve para a maioria das distâncias
  • Sprinting(acelerando) >100-105 rpm (5 minutos)