segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conforto no selim

Minha marca favorita. Recomendo.
A maior reclamação de todos quando vão pedalar é o desconforto de ficar muitas horas sentados na bike e o pós. Mas isso não precisa ser assim, antes de mais nada devemos rever alguns pontos importantes que fazem diferença.
  1. Ajuste da bicicleta (Bike Fit). Quanto o selim esta muito alto, acontece o balanço exagerado em cima do selim de um lado pro outro, e consequentemente dores nos "ossinhos" ou a formação de um nódulo ou machucadinho de um lado da virilha ou dos dois. Para resolver esse problema procure uma bike shop ou algum especialista em Bike Fit para que encontre a altura perfeita do selim para você.
  2.  Técnica do pedalar e maciez do selim. O selim mais macio não significa que você ficará bem durante o pedal ou depois. Como existe uma sobra de material, este tem maior esfregação contra a região deixando o tecido mais dolorido. Para resolver isso, deve-se verificar a técnica do pedal e procurar um selim mais sólido, porque este provocará menor movimentação e queimação no local.
  3. Formato do selim e tamanho. Quanto mais aero você pedalar, mais estreito deve ser o selim, mas de acordo com o tamanho certo para sua constuição óssea. Se os seus quadris são mais largos o selim deve ser ligeiramente mais largo que o selim para pessoas com quadris mais estreitos. Existem modelos de selins com cortes na frente, que ajudam a ventilação e menos atrito no local. Se possível fazer o fit para o selim correto. A Specialized possui em algumas lojas, uma almofadinha que você senta e mostra aonde você tem os ossos do quadril e com isso é possível determinar a largura correta do selim para seu corpo.
  4. Shorts específicos para mulheres. Os shorts de ciclismo possuem uma almofadinha que é diferente nos shorts para mulheres e homens. Se você utilizar os shorts masculinos, com certeza não ficará tão confortável como se estivesse usando shorts femininos. Opte sempre por modelos para mulheres. Cada marca possue diferentes almofadinhas, você deve experimentar modelos diferentes até encontrar o que seja mais confortável para você. Existem shorts diferentes para treinos ou eventos de longa duração, e shorts mais casuais.  Os shorts de triathlon possuem uma almofadinha ou apenas um paninho de menor espessura para proteger um pouco a região, já que você sai do mar molhada, e depois vai pedalar, se acumular muita água existe a maior chance se ocorrer assaduras no local ou folículite.
  5. Vestir shorts sem calcinha e utilizar cremes chamois(almofadinhas) de bermudas para ciclismo. Você não precisa utilizar vestir calcinha se está usando shorts para ciclismo e nem deve. Esta pode causar cortes ou assaduras na virilha durante o pedal, além de ser muito desconfortável pedalar de calcinha. Deve-se utilizar cremes para ciclismo na almofadinha, para evitar o atrito e prevenir infecções causadas por bactérias. Logo após se chegar em casa, deve-se tirar o shorts de ciclismo e lavar bem a região e o shorts. Nunca deve-se utilizar o shorts mais de uma vez sem lavar. Algumas marcas de cremes: Chamois Butt'r Eurostyle, Assos, DZ Nuts Bliss (para mulheres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário