segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Regras de pedal em grupo

Ao sair em grupo devemos sempre ser muito previsíveis e seguir certas estabelecidas regras para evitarmos acidentes já que a proximidade entre os ciclistas reduz o tempo de ação. Devemos sempre respeitar às leis de trânsito vigentes na região, já que dividimos as mesmas vias com os automóveis.

Aqui vão algumas dicas que evitam acidentes:

  1. Pedale sempre a direita, e deixe a esquerda para outros ciclistas que estão se aproximando em maior velocidade te ultrapassarem.
  2. Ultrapasse sempre outro ciclista pela esquerda, e anuncia em tom de voz alto mas sem berrar a sua passagem pela esquerda com um "Passando pela esquerda", ou "Esquerda" para evitar surpresas.
  3. Nunca ultrapasse outro ciclista pela direita porque não é esperado a sua passagem pela direita, já que a convenção é ultrapassagens pela esquerda, tanto em um evento esportivo como pela legislação de trânsito.
  4. Não breque bruscamente porque o ciclista atrás de você pode não ter tempo suficiente de brecar também e um acidente pode acontecer. Ao invés disso breque levemente e rapidamente algumas vezes para reduzir a velocidade aos poucos.
  5. Mantenha a sua direção seguindo uma linha imaginária, evite zigue-zaguear o guidão para não bater ou enganchar ao ciclista próximo à você. Ao encontrar um obstáculo no meio do caminho, como gravetos, buraco, tampa de bueiros ou rachaduras na pista, mantenha o guidão reto e mova o quadril para desviar se for necessário, mas o mais recomendado seria passar por cima em linha reta. Porque em uma desviada, uma colisão pode acontecer. Se estiver em uma bike de estrada, sempre segure na parte baixa do guidão quando estiver em um pedal em grupo.
  6. Utiliza a sinalização com as mãos e aponte na estrada os obstáculos para os outros ciclistas atrás de você estarem cientes do que encontrarão no meio do caminho.
  7. Observe não somente o ciclista à frente de você, mas alguns ciclistas adiante de você porque a sua ação vai depender do que acontecer lá na frente.
  8. Se alguém se aproxima para ultrapassagem, deixe passar. Não adianta puxar o passo para não deixar alguém que naturalmente está em um ritmo mais forte que o seu. Reduza a velocidade e permita a ultrapassagem, se o outro ciclista estiver forçando o pace para te ultrapassar que está pedalando sem puxar, logo mais você o ultrapassará sem fazer esforço. Não se estresse...
  9. Ofereça-se para revezar a liderança do pelotão por alguns segundos como uma forma de cortesia com os outros ciclistas que puxaram o grupo no vento-contra. Todos devem revezar para evitar desgaste.