domingo, 11 de setembro de 2011

Pelotões no triathlon

Ultimamente escuta-se reclamações de triatletas sobre a existência de pelotões nas provas de triathlon aonde seria proibido o vácuo (non-drafting race).

O que seria o vácuo?

O vácuo seria tirar vantagem ficando atrás da roda do ciclista a sua frente ou lateral, que corta o vento com isso se fazendo menos esforço. Quanto mais perto do ciclista a sua frente ou lateral, mais vento é cortado. E quanto maior o pelotão, menos esforço em grupo é feito, pois todos revezam a posição no pelotão, sendo o ciclista da frente do pelotão, o que faz mais esforço cortando o vento para todos. Por etiqueta, deve-se revezar a posição da frente com outros ciclistas.  O vácuo pode ser frontal ou lateral, dependendo da direção do vento, portanto durante provas de triathlon non-drafting não é permitido pedalar muito próximo do ciclista a sua frente e existe o tempo de ultrapassagem permitido.

Em provas de ciclismo de estrada, ou mesmo em triathlon da ITU(International Triathlon Union, ou, União Internacional de Triathlon), Olimpíadas, o vácuo é aceito e utilizado de forma estratégica para se preservar energia. Diz-se por aí que se conserva em torno de 30% de esforço ao se pedalar em pelotão. Em provas de triathlon em que o vácuo é permitido, utiliza-se bicicletas tradicionais de ciclismo de estrada com clipe curto, para se evitar acidentes, já em provas como Ironman e outros triathlons, o vácuo não é aceito e sofre penalidade de acréscimo de minutos ou parada de penalidade durante a prova, com isso aumentando o tempo de finalização da prova. Cada evento possui as suas próprias regras. Em geral as provas em que as bicicletas de TT (Time Trial ou Triathlon) são utilizadas, o vácuo não é permitido. Andar em pelotão em bicicletas de TT é perigoso e não recomendável, apesar de na prática não é o que se ve por aí.

Ao se pedalar pela USP, observa-se que a maioria das assessorias esportivas não ensina as técnicas de pedal em grupo, e todos treinam em pelotão. Com isso, se torna muito perigoso pedalar em grupo.  Ao se pedalar em pelotões, não se deve segurar na parte de cima do guidão da bike de ciclismo de estrada tradicional, mas sim nas barras caídas, e não se deve dar freadas bruscas ou parar de pedalar de repente pois pode causar um acidente.

A minha pergunta é nós durante a prova fazemos aquilo que treinamos, portanto essa não seria a causa de tantos pelotões durante as provas de triathlon? Não seria a falta de treinos de pedal individual sem grupo que causaria essa mania de pedalar em pelotões? Por acaso a culpa não seria: das assessorias que não treinam os atletas para pedalarem individualmente e estes repetem o que fazem em treinos durante as provas?