sábado, 10 de setembro de 2011

Mitos sobre ciclismo - parte 1

Me pergunte por que eu pedalo?
A minha resposta é  simples: eu pedalo porque me divirto! Apesar de ser divertido, tudo sem seu lado bom e ruim, e ao subirmos em uma bike devemos estar conscientes de que é uma atividade de alto-risco, tanto pra sua saúde como para a sua própria vida. Afinal não somos gatos que possuem 7 vidas.

Agora se voce foi induzido a pedalar por proposições que vendem: auto-estima, emagrecer, ficar na moda, aparecer, ser legal, desencalhar, etc. Em primeiro lugar: se questione se está ciente de todos os riscos que pedalar envolve, como lesões, problemas de saúde, risco de vida, trânsito em uma cidade como São Paulo, que não tem condições de absorver ciclistas urbanos, como acontece em muitos lugares no mundo. E se não está sendo manipulado por falsos gurus que se utilizam de marketing descarado em um momento oportuno da bike culture, para se promover e lucrar com tudo isso. "Venha pedalar, que sua bunda ficara dura, seus pneus vao sumir, vai arrumar namorado, vai aparecer, vou te ensinar a fazer pedal urbano". Obviamente que sempre entra $$$$ no meio.

Vamos desvendar os mitos:

1) Auto-estima: baboseira, dói pra caramba pedalar pra chegar a ficar com um corpão sarado, a maioria que pedala acaba engordando ou faz nutrição errada, acaba com problemas hormonais, ou então não adere tempo suficiente ao esporte de maneira adequada pra chegar aos benefícios que só aparecem em anos. A pele fica seca e cheia de poeira, bloqueador solar sai com suor, pode tomar um chão e ficar cheia de cicatrizes. Ninguém respeita ciclista no trânsito, escuta xingamentos, e buzinadas o tempo todo, agressividade. Chega em casa so querendo comer bem, tomar um banho, e dormir, vida a dois se torna reduzida. Auto-estima? Não, individualismo exarcebado, cansaço e falta de vontade de se emperequetar, ou entao de seguir dieta pois engole até um boi inteiro depois do pedal. Mais fácil a sua bunda engordar do que aumentar de tamanho por ganhar músculos.

2) Arrumar namorado. Fofas, meninas e meninos não pedalam junto com frequência, os rapazes pedalam mais forte que qualquer garota iniciante que teve a brilhante ideia de comecar a pedalar pra desencalhar. Desencalhar, dificilmente.

3) Emagrecer e endurecer o bumbum. Não adianta ir pedalando do Brasil até a China, que você não vai emagrecer. Você pode até emagrecer no início, mas se não começar a comer mais você começar a engordar. Sabe por quê? Se você não repõe as calorias e mantém um déficit calórico maior que 1200 calorias o seu corpo entra em modo de "emergência" e começa a se virar com menos calorias do que deveria. Conclusão: você começa a engordar!!!! Pra reverter esse quadro e' super complicado. Fora os desarranjos hormonais que acontecem por excesso de exercício. Ou seja, mais horas de pedal, não significa queima banha poderoso, mas sim uma reversão do que um corpo saudável faz trabalhando na normalidade, pra reagir de maneira imprevisível.

4) Fal$os Gurus. O que não falta são farsantes que vão tentar te enrolar com a melhor mistura de "Paulo Coelho", "O Segredo" e manuais de auto-ajuda. Se você está passando por uma crise ou está estressada, não suba na bike. Os oportunistas nunca vão te dizer isso, vão te dizer pra subir que vão resolver os seus problemas. Cabeça cheia e velocidade mesmo que seja 15km/h e' perigoso. Quando subimos na bike devemos estar 100% focados na bike e desligados de qualquer problema, senão o risco de queda é grande.  Se está aborrecida, vai caminhar na esteira, que o risco de acidentes é menor, não suba na bike, passe longe e poupe seus ouvidos de discursos de falsos gurus que te prometem a solução de seus problemas, se você começar a pedalar. Pergunte a eles se eles topariam dar um role de bike com você sem cobrar nada. Você vai descobrir que aquele motivador vai inventar mil desculpas e não vai topar, se realmente quisesse te ajudar nao estaria ali cobrando e toparia te ensinar gratuitamente a tirar os benefícios prometidos e te ajudar como falam por aí.

5) Pedal urbano em Sampa. Fala sério, existe espaço no projeto urbano pra bikes e carros? Pra começar, se você quiser pedalar tem ir na faixa da direita perto da calçada, e o como são as faixas da direita em São Paulo? Além de ter que passar finas perto de ônibus, não tem espaço! Pedal urbano em Sampa so se for um universo paralelo na Lua ou em Marte!

Portanto, ao subir na bike esteja ciente que é suor, sangue e dor. Você se diverte, mas não é esse glamour que vendem por aí. Cuidado!!!!!