quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mitos sobre ciclismo - parte 2

Se escuta muitas coisas sobre ciclismo por ai e nem tudo é verdade. Vamos desvendar os mitos que muitos interpretam de forma incorreta.

1) Os ciclistas raspam as pernas para ficarem aerodinâmicos.
Mentira. Os ciclistas raspam as pernas porque em caso de acidente e queda no asfalto facilita a limpeza de pedregulhos que possam entrar dentro dos tecidos lesionados, facilitam a limpeza da área e também a desgrudar o esparadrapo. Além de facilitar na hora da massagem, porque dói menos já que não puxa os pêlos.

2) Já que eu quero pedalar forte, eu tenho que sempre treinar pesado e puxar ao máximo toda vez que for pedalar.
Baboseira! O treinamento deve ser um ciclo, e a fase inicial do treinando é a construção da base aeróbica. Nessa fase não devemos puxar muito e nos manter em uma intensidade que podemos conversar com alguém dizendo frases inteiras. E também se você pedalar sempre forte todos os dias, vai entrar em overtraining e em fadiga. Após a contrução da base aeróbica, pelo menos uma vez por semana será realizado um treino mais forte, que visa aprimorar a velocidade e a intensidade na zona anaeróbica, quando estamos fazendo um esforço maior, o equivalente ao esforço de correr 10K mais forte.
Resumindo: quem treina pesado TODAS as vezes acaba queimando mais rapidamente no ciclo de treinos do que quem se pouca, deixando a alta intensidade para os dias determinados ou provas.

3)Comendo pouco e pedalando muito vou emagrecer tudo que tenho que perder.
Vai nada, você vai acabar engordando com o tempo porque vai perder massa magra(músculos) e desacelerar o metabolismo, causando o menor consumo calórico pelo corpo e acumulo de massa gorda(gordura) em seu corpo.

4)Pedalando em baixa cadência eu vou mais rápido.
Nem sempre. Quanto tempo você aguentaria fazer mais força com um pedal mais duro? Além de fazer sentir dores na lombar, pedalar em uma cadência mais baixa pode causar lesões nos joelhos e acumula ácido lático mais rapidamente, causando cansaço mais rapidamente.

5)Esse selim é muito duro, vou trocar por um mais comfortável que vou aguentar pedalar por mais tempo e não vai mais doer.
Selim mais macio não é o que causa mais comforto na bike. Como sobra mais área de contato que se esfrega durante a pedalada a pele e o tecido embaixo ficam mais comprometidos. Na verdade os selins mais duros são os mais recomendados, e rever o ajuste da bicicleta. Quando a altura do selim está fora da altura correta você fica balançando de um lado pro outro e causa um desiquilíbrio que gera dores. O ideal é passar em uma bike shop e pedir pra corrigirem a altura do selim.
A técnica da pedalada também afeta, iniciantes geralmente balançam mais na bike utilizando um selim não tão mole e nem tão duro, mas com o tempo e treino se tornam mais macios, que é quando pode-se utilizar um selim mais duro. Quando você esta pronto, o selim mais duro se torna mais comfortável que o fofinho, e causa nenhum dor após.