domingo, 25 de setembro de 2011

Pedais, taquinhos e sapatilhas para ciclismo de estrada

sapatilhas Sidi para ciclismo
Sidi Genius 5 Pro para mulheres (SPD-SL)
Existem muitos modelos de sapatilhas para diversas modalidades de ciclismo(mountain bike, ciclismo de estrada, ciclismo urbano, touring). Sapatilha e pedal devem ser compatíveis, porque não é toda sapatilha que serve que todos modelos de pedais. Cada pedal tem um modelo de taquinho que é especificado para ele, e consequentemente um número limitado de sapatilhas que tem os buracos no solado apropriados para o taquinho que serve no pedal.


Combinações possíveis de modalidades de ciclismo e pedais + sapatilhas


Pedais e sapatilhas de mountain bike na bike speed
Caso você tenha um pedal e sapatilhas para mountain bike, você pode os utilizar na sua bike de estrada mas não recomendo sapatilhas com cardaços, porque estes podem se soltar e enroscar no pé-de-vela durante o pedal tanto na mountain bike como na sua bike speed causando um acidente.


Pedais e sapatilhas de speed na mountain bike
Já utilizar as sapatilhas de bike speed na sua mountain bike, são somente para pedalar na rua, porque elas não possuem solado com aderência apropriada para essa prática.

Seria vantajoso se comprar uma sapatilha de mountain bike para se utilizar tanto na bike de estrada como na mountain bike? 
Depende, se você for fazer pedais de longa distância a base do solado na sapatilha nem sempre é tão confortável como as de estrada. Já as sapatilhas de triathlon, por não possuírem a fivela no peito do pé, não dão a firmeza necessária para quem faz escaladas longas ou necessita fazer sprints explosivos como nas provas de corrida ciclistica. Mas quem faz triathlon e ainda não realiza manobras avançadas como desmonte da bike em movimento, pode sim utilizar sapatilha da ciclismo de estrada com os três velcros ou até sapatilha de mountain bike, inclusive nos treinos.

Portanto, inicialmente escolha o pedal com o sistema de taquinho que você se adapta melhor e em seguida procure os modelos de sapatilhas que servem para essa combinação (pedal + taquinho compatíveis).

Os preços podem variar muito de acordo com o solado e ajustes possíveis na sapatilha. Solados de carbono são os mais caros porque são mais rígidos e leves. Já os solados de composição de carbono também são leves mas um pouco menos rígidos do que os de carbono com um preço mais acessível. As com solado de nylon não possuem tanta rigidez no solado, mas tem um custo menor e servem para um pedal em percursos mais planos.

Com certeza é melhor utilizar uma sapatilha com solado de nylon do que um tênis, porque quando se utiliza o conjunto de pedal + sapatilha, se faz um melhor aproveitamento da musculatura da perna durante o ciclo da pedalada, já que se utiliza os músculos de trás e de frente da coxa, e o mesmo não acontece se utilizando tênis que usa apenas parte da musculatura da perna.

Vale a pena enfatizar que: apesar dos taquinhos terem formatos parecidos, não se encaixam nos pedais feitos para outros modelos de taquinhos. Deve-se seguir as recomendações do fabricante sobre qual taquinho deve ser usado com tal pedal e sapatilha. Existem alguns adaptadores para a sola, mas o ideal seria comprar a combinação indicada.

Alguns tipos de pedais + taquinhos por fabricantes para bicicletas speed, triathlon e urbanas

Taquinhos SPD-SL
Taquinhos SPD
Shimano (ciclismo de estrada, urbano e touring)
  • SPD-SL: pedais de alta performance corridas ciclísticas e possuem solado liso, que permite apenas pequenas caminhadas. A sua base é mais larga o que facilita a transferência de força de acordo com o fabricante.
  • SPD: pedais para touring e ciclismo urbano. Combinação de conforto para caminhar e com todos os benefícios do uso de pedal e sapatilha com taquinho.
Clique aqui para maiores detalhes no site da Shimano (inglês)









Look Kéo
  • Keo Cleat: possui três variações de flutuação(movimentação do taquinho) e memória de posicionamento.
  • Delta: sistema tradicional de 3 furos da Kéo, mais estável.
  • Keo Grip: possui três variações de flutuação(movimentação do taquinho) e memória de posicionamento.
Kéo Cleat

Clique aqui para maiores informações no site da Look (inglês)


Nenhum comentário:

Postar um comentário